N° 77 . 28 de outubro a 03 de novembro de 2010
 

Rua João da Silva Santos, 34, Santa Lúcia,
Betim . Cep: 32630-730
Telefone: 3532-5100
www.salaodoencontro.org.br
salaodoencontro@terra.com.br
comunicacao.se@terra.com.br

Expediente:

Presidente:
Noemi Macedo Gontijo

Gerente de projetos:
Lourdes Dias Leite

Assessoria de Imprensa:
Flávia Freitas

Projeto editorial:
Articulação C&M

Diagramação:
Supra Design

Revisão:
Luciane Alves

Patrocinadores / Apoiadores:

 

Showroom estará aberto no feriado prolongado


Artesanato mineiro pode ser apreciado e adquirido no showroom do Salão do Encontro

O showroom do Salão do Encontro é uma das opções de turismo para o feriado prolongado. Os apreciadores de artesanato mineiro poderão conhecer e adquirir os produtos criados pelos artesãos do projeto social, como tapetes, colchas, cerâmicas, cestarias, móveis rústicos, arranjos ornamentais, bonecas de pano e adornos. Conhecido como um dos pontos turísticos de Minas Gerais, o Salão do Encontro beneficia mais de 1.200 pessoas menos favorecidas de Betim (MG). O showroom da instituição irá funcionar no sábado, 30, segunda-feira, 1º, terça-feira, 2, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone: (31) 3532-5100.
Endereço: Rua João da Silva Santos, 34, Santa Lúcia, Betim (MG)

Projeto Animais valoriza e respeita o meio ambiente


Pavão e leão criados pelos alunos do Salão do Encontro com folhas e flores secas para desenvolver a consciência ambiental

Os alunos da pré-escola do Salão do Encontro estão desenvolvendo desde o início do ano o Projeto Animais. Idealizado pela professora Janete da Costa a turma de 23 crianças, de 5 anos, aprendem sobre o mundo animal em diversos aspectos, como características físicas, hábitos, espécies em extinção, animais selvagens e domésticos. "A turma de alunos têm muita curiosidade em saber sobre os animais. Após essa observação iniciei atividades pedagógicas que estimulassem a alfabetização e a criatividade", destacou Janete. Para conscientizar a turminha sobre o respeito aos animais, os alunos produziram desenhos de espécies feitos com folhas e flores secas caídas no chão, coletadas pelos alunos nos bosques do projeto social. "Todos os animais e os seres humanos são importantes, por isso temos que respeitar a natureza", relatou com sabedoria a pequena Maria Júlia Costa de 5 anos.

TV Betim grava reportagem sobre os 40 anos do projeto social


Equipe de reportagem da TV Betim entrevista crianças da pré-escola na fazendinha do projeto social

O repórter Almir Moura e o cinegrafista Emerson Silva da TV Betim estiveram no Salão do Encontro para gravar a reportagem na data em que a instituição completou 40 anos, na quinta-feira, dia 21. A equipe registrou os programas educacionais, as oficinas artesanais e entrevistou as pessoas beneficiadas pelo projeto social ao longo das quatro décadas de fundação. Atualmente, o Salão do Encontro presta assistência para mais de 1.200 pessoas menos favorecidas de Betim. A reportagem está disponível no site da TV Betim: http://tvbetim.com.br/index.php?option=com_
content&view=article&id=704

Participei e apóio o Artes de Minas


Nome: Violeta de Moura
Profissão: auxiliar de enfermagem
Cidade: Belo Horizonte (MG)

"Minha mãe era artesã e eu sempre tive vontade de aprender as técnicas para manter a tradição de família. Procurei o Salão do Encontro e escolhi a oficina de bonecas para adquirir o conhecimento. Pretendo produzir o artesanato para melhorar minha renda familiar".

Acreditar nas pessoas, formar cidadãos para o mundo

Marciléia Ferreira é artesã no Salão do Encontro há oito anos. Ela saiu da cidade mineira de Rio Manso em busca de trabalho e conseguiu o emprego no projeto social. "No Salão do Encontro aprendi uma profissão e minha filha teve a oportunidade de estudar na creche, pré-escola e escola complementar", destacou. Para Marciléia, o Salão do Encontro representa muito. "Aqui me deram a oportunidade de crescer, de ter um ofício digno e moradia", disse.


Marciléia Ferreira aprendeu o ofício de artesã no Salão do Encontro e outras oportunidades